Descolamento de vítreo: saiba como ocorre, sintomas e tratamento


O humor vítreo é uma substância de textura gelatinosa e aparência incolor. Ele preenche cerca de um terço do olho e é responsável por manter seu formato esférico. A superfície posterior do vítreo é recoberta por uma membrana, chamada hialóide posterior, que fica em contato direto com a retina.


Na medida em que envelhecemos, o humor vítreo vai perdendo a textura gelatinosa, ficando cada vez mais líquido. Em alguns pontos, um espaço começa a separar o vítreo da retina, processo denominado de "descolamento do vítreo posterior”.


O descolamento pode ser total, quando o vítreo está totalmente separado da retina, ou parcial, quando ainda há zonas aderentes à retina.


Na maioria das pessoas, trata-se de um processo assintomático e o paciente não percebe que há algo errado. Porém, alguns sintomas podem surgir, confira:



  • ·        Moscas volantes



  • ·        Escurecimento do campo visual periférico



  • ·        Flashes de luz


O diagnóstico do problema é feito com o mapeamento da retina. Dentre os fatores que podem aumentar as chances de descolamento de vítreo estão miopia, trauma ocular e inflamação ocular.


O tratamento do descolamento vítreo posterior é feito quando há alguma complicação na retina. O descolamento do vítreo pode aumentar o risco de roturas (rasgos) na retina em aproximadamente 15%. Nestes casos, o tratamento é feito com laser, visando prevenir casos de descolamento de retina.

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.