Descolamento de retina é lesão grave; saiba quando pode ocorrer

Dentre os mais graves problemas oculares que podemos citar está o descolamento de retina. Diretor clínico da Vistta e oftalmologista em Goiânia, Bruno Diniz explica como ocorre essa lesão. Confira:


 


“A retina é uma membrana do globo ocular. Ela é capaz de transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso, sendo assim essencial para a formação das imagens. O descolamento de retina ocorre quando parte ou toda a membrana se desprende da parede interna e posterior dos olhos. Assim, quando a retina de desloca, há o mau funcionamento do mecanismo de geração de imagens, fazendo com que a pessoa enxergue mal ou não enxergue.


 


Na medicina, definimos alguns tipos de descolamento de retina. O primeiro é o descolamento por ruptura, causado por traumas ou espontaneamente. Também chamado de descolamento regmatogênito, ocorre quando o descolamento do vítreo posterior (a gelatina de dentro do olho) provoca a rasgadura da retina. Assim, o líquido passa pelo rasgo e se acumula atrás da retina.


 


Outro tipo de descolamento é o exsudativo ou seroso, no qual não há rasgadura da retina. Nesses casos também há acúmulo de líquido sob a retina, mas geralmente é motivado por tumores ou processos inflamatórios.


 


Por fim, o descolamento de retina tradicional é aquele que ocorre por tração. Nesses casos há o repuxamento na região da retina. As principais causas são diabetes, tromboses e doenças inflamatórias.


 


O descolamento por tração é mais frequente na população acima dos 40 anos. Contribuem para essa incidência outras doenças como miopia, glaucoma, diabetes e degeneração do vítreo. O histórico familiar também pode ser um agravante.


 


Ao contrário do que possa parecer, o descolamento de retina não tem sintomas dolorosos. O paciente irá perceber a visão turva ou embaçada e, dependendo da área afetada, sombras na região central ou periférica. Também poderá perceber uma espécie de flash luminosos e aquela sensação de moscas voando diante dos olhos.”

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.