5 mitos sobre a saúde ocular

Muitos mitos ainda rondam as noções que temos sobre a saúde ocular enquanto conceitos falsos são passados de geração em geração. Pensando em responder a alguns desses mitos que pairam sobre nossos olhos, convidamos o oftalmologista Bruno Diniz, da clínica Vistta Oftalmologia em Goiânia para esclarecer algumas ideias que temos sobre  a saúde ocular. Confira!



  1. Colocar objetos muito próximos aos olhos prejudica a visão
    MITO: O ato não chega a provocar nenhuma doença, mas gera desconforto à vista, como a sensação de cansaço visual. Isso ocorre porque a musculatura ocular fica mais tensa quando numa mesma posição. Porém, vale o alerta: apesar de não causar doença, o fato de precisar colocar um objeto muito próximo aos olhos para conseguir enxergá-lo pode ser indício de algum erro refrativo.

  2. Ler no escuro prejudica a visão
    MITO: Também neste caso o principal problema gerado é o desconforto. Ler no escuro só será prejudicial para quem já tem doenças que comprometem a visão noturna, pela necessidade em se esforçar mais para a leitura.

  3. Pessoas com olhos claros têm mais problemas oculares
    MITO: Quem tem olhos claros pode ter um pouco mais de sensibilidade à luz, mas não se trata de uma doença. Independente da cor dos olhos, todos podemos sofrer com os efeitos negativos dos raios ultravioleta, o que ressalta a importância do uso de óculos escuros para proteção ocular.

  4. Ler dentro de veículos em movimento pode lesionar os olhos
    MITO: Há quem pense que esse tipo de movimento pode levar ao descolamento de retina, mas isto não é verdadeiro. A leitura em movimento pode causar desconfortos, mas não interfere nos nossos olhos.

  5. Colírios podem ser usados sem prescrição médica
    MITO: Infelizmente, o uso indiscriminado de colírios pode trazer danos significativos aos olhos. O paciente precisa estar atento, pois existem diversos tipos de colírios. Para saber exatamente qual o melhor para sua necessidade é preciso ter orientação médica. Só utilize colírio se prescrito pelo seu oftalmologista.

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.