Hipertensão arterial também pode danificar a visão

O último dia 26 de abril marcou o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. O objetivo foi conscientizar sobre a importância de prevenir a hipertensão, uma doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge cerca de 25% da população brasileira.


Geralmente, associamos a “pressão alta” a problemas no coração, mas você sabia que ela também pode impactar na sua saúde ocular? Isso ocorre porque na hipertensão os vasos que irrigam a retina também podem ser afetados.


Especialmente em casos em que falta controle da pressão arterial por um longo período, os vasos sanguíneos vão ficando mais finos e rígidos. Esse aspecto dificulta a passagem do sangue até a retina, podendo causar, inclusive, hemorragias.


Trata-se da retinopatia hipertensiva, uma doença perigosa, pois seus sintomas são mais visíveis em um estágio avançado. À mediada que vai progredindo, o paciente começa a ter mais sensibilidade à luz, visão turva e dores de cabeça. Também podem surgir manchas e distorções na vista, além da perda da visão central ou periférica.


Tratamento


Ainda não há cura para a retinopatia hipertensiva. O único tratamento possível é o tratamento para a hipertensão, que visa prevenir complicações nos olhos.


Por isso, pacientes diagnosticados com hipertensão arterial precisam estar atentos a esses sintomas e, assim que receberem o diagnóstico, devem procurar um oftalmologista para um exame mais aprofundado do fundo de olho. Além disso, é recomendado que seja feita o acompanhamento anual da saúde ocular.


Prevenção


Há formas de prevenir a hipertensão adotando um estilo de vida saudável. Dentre as ações positivas que podemos tomar, estão: - não abusar do sal - praticar atividade física regular - manter peso saudável - não fumar - evitar o consumo de álcool - evitar alimentos gordurosos


Bruno Diniz é diretor clínico da Vistta Oftalmologia, especialista em retina, vítreo e catarata. É Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.