Entenda o que são os erros refrativos

É denominado refração o fenômeno em que um feixe de luz atravessa o globo ocular e chega até a retina e forma a imagem que será enviada ao cérebro. Os chamados erros refrativos (ou vício de refração) ocorrem quando a luz não chega com nitidez à retina por razões como opacidade dos meios ópticos, irregularidades na córnea e tamanho do globo ocular.


Dentre os sintomas dos vícios de refração estão: dor de cabeça após esforço visual, dificuldade em enxergar de pé ou de longe, sensibilidade à luz e vista embaçada. Os erros refrativos são divididos em quatro tipos principais: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. 


Veja detalhes sobre cada um deles:



  • Miopia


Pessoas míopes têm dificuldade em enxergar objetos que estão longe. O que ocorre é que o globo ocular está mais longo que o normal, fazendo com que os raios de luz convirjam frente à retina. O grau de miopia tende a aumentar com o passar dos anos. 



  • Hipermetropia


Trata-se de uma irregularidade no tamanho do globo ocular (é mais curto que o normal) ou alterações no formato da córnea, que fazem com que os feixes de luz, convirjam atrás da retina. Quem tem hipermetropia tem dificuldade em enxergar objetos de perto. 



  • Astigmatismo


É um defeito na curvatura do olho que deixa o formato esférico do globo ocular levemente assimétrico. O olho não converge a luz de maneira uniforme na retina e quem tem astigmatismo enxerga a imagem distorcida e em planos diferentes.



  • Presbiopia


Conhecida por “vista cansada”, essa condição faz com que as pessoas tenham dificuldade em enxergar de perto. Ocorre quando os músculos ciliares, que aumentam ou diminuem a tensão do cristalino, perdem sua capacidade de contrair efetivamente. É um processo natural do envelhecimento e geralmente acomete quem tem mais de 40 anos.


Tratamento dos vícios de refração


Para identificar se há erro refrativo e qual o seu grau, é indispensável a consulta com o oftalmologista. Ele irá definir o tratamento do erro de refração, que pode ser feito com o uso de óculos, lentes de contato ou com cirurgia refrativa.

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.