O humor vítreo é uma substância de textura gelatinosa e aparência incolor. Ele preenche cerca de um terço do olho e é responsável por manter seu formato esférico. A superfície posterior do vítreo é recoberta por uma membrana, chamada hialóide posterior, que fica em contato direto com a retina.
Na medida em que envelhecemos, o humor vítreo vai perdendo a textura gelatinosa, ficando cada vez mais líquido. Em alguns pontos, um espaço começa a separar o vítreo da retina, processo denominado de "descolamento do vítreo posterior”.
O descolamento pode ser total, quando o vítreo está totalmente separado da retina, ou parcial, quando ainda há zonas aderentes à retina.
Na maioria das pessoas, trata-se de um processo assintomático e o paciente não percebe que há algo errado. Porém, alguns sintomas podem surgir, confira:
- · Moscas volantes
- · Escurecimento do campo visual periférico
- · Flashes de luz
O diagnóstico do problema é feito com o mapeamento da retina. Dentre os fatores que podem aumentar as chances de descolamento de vítreo estão miopia, trauma ocular e inflamação ocular.
O tratamento do descolamento vítreo posterior é feito quando há alguma complicação na retina. O descolamento do vítreo pode aumentar o risco de roturas (rasgos) na retina em aproximadamente 15%. Nestes casos, o tratamento é feito com laser, visando prevenir casos de descolamento de retina.