Recebo no consultório muitos pacientes com medo da cirurgia de catarata. É natural para o ser humano ter medo do desconhecido, mas sempre faço questão de esclarecer que a cirurgia de catarata é uma das mais seguras da atualidade.
Os avanços tecnológicos permitiram que o procedimento seja rápido e preciso. Hoje em dia a cirurgia de catarata é realizada com o facoemulsificador, um tipo de laser que elimina a necessidade de utilizar bisturi.
Com a precisão do laser, a incisão é mínima. Por isso, o procedimento pode ser realizado apenas com anestesia local. Além disso, com a tecnologia do laser, não é necessário realizar pontos de sutura ou curativos. Normalmente, o paciente tem alta médica cerca de uma hora após a cirurgia e o pós-operatório é tranquilo.
Além da segurança e precisão, outros fatores nos permitem recomendar aos pacientes realizarem a cirurgia de catarata o quanto antes. Confira:
1- Não é preciso esperar que o quadro se agrave
Antigamente, a cirurgia era realizada com uma grande incisão, o que exigia que o centro do cristalino estivesse mais duro, situação que acontece em estágio avançado da doença. Hoje, sem grandes incisões, já não é necessário esperar o agravamento do quadro da catarata para realizar o procedimento cirúrgico.
2- Menores chances de complicações no procedimento
A catarata costuma ser mais frequente em idosos. Pessoas com idades mais avançadas tendem a ter outros quadros clínicos que podem ser complicadores na realização de cirurgias.
3- Melhor qualidade de vida
Sem a catarata, o paciente ganha qualidade de vida, podendo voltar a enxergar normalmente. Com isso, reduz riscos de acidentes domésticos, por exemplo, e ganha mais qualidade de vida.
4- Mais facilidade de adaptação no pós-cirúrgico
Como a cirurgia devolve a visão com nitidez, os pacientes que têm a visão muito prejudicada pela catarata podem demorar a se acostumar com a visão saudável normalmente. Quem ainda está no estágio inicial da doença tende a se adaptar mais rapidamente.
Quer saber mais sobre como funciona a cirurgia de catarata? Clique aqui.