75% dos casos de cegueira são evitáveis, diz CBO

Estudo desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta que 75% dos casos de cegueira no Brasil podem ser evitados. Ainda segundo o CBO, as principais causas da cegueira no país são cataratas, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). 


Os dados estão no relatório “As condições da saúde ocular no Brasil 2019”, lançado pelo Conselho no último dia 10 de julho, data que comemora o Dia Nacional da Saúde Ocular. O relatório estima que 1,5 milhão de pessoas sejam cegas no país, sendo 66,3 mil, ou 82%, pessoas acima de 50 anos, faixa etária mais impactada pelas doenças listadas acima.


O mesmo relatório aponta os erros refrativos como responsáveis pelo comprometimento da visão. São erros refrativos a miopia, o astigmatismo e hipermetropia. 


“As principais causas da cegueira podem ser prevenidas, o que mostra a importância do acompanhamento rotineiro com o oftalmologista. Além disso, com o diagnóstico precoce, aumentam as chances de tratamento”, alerta o oftalmologista Bruno Diniz, diretor da clínica Vistta Oftalmologia em Goiânia.

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.